Português (Brasil)

Página inicial / Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras


04/03/2014, 07:07:53

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O Reino Unido é um dos países participantes do programa Ciência Sem Fronteiras e possui parceria com a Universities United Kingdon para Graduação e Pós-Graduação. Ciências Sem Fronteiras é o primeiro programa de mobilidade de estudantes em grande escala operado no Reino Unido  e espera receber 10 mil alunos brasileiros durante o programa.


O programa visa enviar estudantes brasileiros em cursos de graduação sanduíche, cursos de doutorado sanduíche e doutorados plenos,  para estudar nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, matemática e indústria criativa nas melhores universidades de todo o mundo. Este site abordarar estudos nos temas ligados a energia entre o Brasil e o Reino Unido, tais como: Petróleo, Gás e Carvão; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral, Ciências do Mar; além das novas Tecnologias em Engenharia de Construção. 

A Universities UK é uma organização representativa das universidades do Reino Unido que visa a educação bem-sucedida e diversificada de nível superior. Fundada em 1918, a sua missão é ser a voz definitiva para todas as universidades do Reino Unido, fornecendo liderança de alta qualidade e apoio aos seus membros para promover um setor do ensino superior bem sucedida e diversificada. Com 134 membros e escritórios em Londres, Cardiff e Edimburgo, promove a força e o sucesso de universidades do Reino Unido nacional e internacionalmente.

As bolsas para Graduação sanduíche são concedidas por meio das Chamadas Públicas, divulgadas periodicamente no site do Programa Ciências sem Fronteiras.

Segundo dados do Painel de controle do Programa Ciências sem Fronteiras, foram implementadas 77.806 bolsas e 33.527 bolsas vigentes. A parceria com o Reino Unido, promoveu a participação de aproximadamente 9.107 bolsas implementadas e 4.070 bolsas vigentes, no período de 2011 a 2014 com todas as modalidades atendidas no programa. 

 

Fonte: Ciência sem Fronteiras/MCTI


  • IBICT
  • MCTI
  • Ciencia sem Fronteiras
  • Foreign & Commonwealth Office
  • Universities UK
  • International Unit
  • British Council
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 05 Lote 06 Bloco H Cep: 70070-912
Plano Piloto - DF, Brasil