Português (Brasil)

Página inicial / Notícias / Reino Unido vive primeiro dia sem carvão desde a Revolução Industrial

Reino Unido vive primeiro dia sem carvão desde a Revolução Industrial


02/05/2017, 09:54:43

Pela primeira vez desde a Revolução Industrial, o Reino Unido viveu um dia inteiro sem queimar carvão para gerar eletricidade. Não se trata do fim dessa fonte de energia, que contribui fortemente para a mudança climática, mas ativistas defensores do meio ambiente concordam em comemorar o fato como um momento histórico.

Ele aconteceu entre as 23h da quinta-feira e as 23h do dia 21 de abril. Foram vinte e quatro horas durante as quais a central elétrica West Burton 1, a única fábrica térmica de carvão em operação, deixou de fornecer eletricidade para a rede nacional. Na sexta-feira à tarde, as fábricas de gás forneciam 47% da eletricidade do país; as centrais nucleares e as turbinas eólicas, 18% cada uma; os painéis solares, 10%; e 6% eram produto de biomassa.

A data escolhida não foi um acaso. Na primavera, quando os dias são mais longos e as casas deixam de usar a calefação sem ligar ainda o ar-condicionado, a demanda de eletricidade tende a ser mais baixa. As sextas-feiras também tendem a ser dias de consumo inferior, e esta última, além disso, se encaixava em um período de férias da Páscoa.

Não se trata, porém, de um acontecimento isolado, segundo os especialistas, mas sim parte de uma tendência explícita. Houve outros momentos sem carvão, embora mais breves, no ano passado, e tudo indica que jornadas como a da sexta-feira se repetirão com frequência cada vez maior. No ano passado, o carvão foi responsável por 9% da energia gerada no país, ante 23% em 2015 e 40% em 2012. Nos últimos cinco anos, dois terços da capacidade instalada de geração de eletricidade a partir do carvão foram extintos no país. O plano do Governo prevê o fechamento da última usina de carvão em 2025.

Por: Pablo Guimón
Fonte: El País

 


  • IBICT
  • MCTI
  • Ciencia sem Fronteiras
  • Foreign & Commonwealth Office
  • Universities UK
  • International Unit
  • British Council
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 05 Lote 06 Bloco H Cep: 70070-912
Plano Piloto - DF, Brasil