Português (Brasil)

Página inicial / Notícias / ANEEL lança chamada após workshop em parceria com a Embaixada Britânica

ANEEL lança chamada após workshop em parceria com a Embaixada Britânica


23/08/2016, 12:11:40

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 021/2016 – “Arranjos Técnicos e Comerciais para a Inserção de Sistemas de Armazenamento de Energia no Setor Elétrico Brasileiro”, resultante do Workshop Internacional sobre Armazenamento de Energia, promovido pela agência em parceria com a Embaixada Britânica, em março deste ano.

A chamada visa à proposição de arranjos técnicos e comerciais para avaliação e inserção de sistemas de armazenamento de energia no setor elétrico brasileiro, de forma integrada e sustentável, buscando também criar condições para o desenvolvimento de base tecnológica, propriedade intelectual (patentes) e infraestrutura de produção nacional. 

A avaliação das propostas, o acompanhamento da execução e a avaliação dos resultados serão realizados pela ANEEL e contarão com participação de universidades britânicas como Birmingham, Oxford, Imperial College, Manchester e Warwick, apoiadas pela embaixada britânica. O processo envolve ainda outras entidades intervenientes, como Ministério de Minas e Energia (MME), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Sistema (ONS), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a Finep, a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

No workshop, que teve o apoio da Embaixada Britânica e da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia (ABAQUE), foram discutidas as principais tecnologias de armazenamento de energia disponíveis atualmente e as questões regulatórias associadas, na Inglaterra e nos Estados Unidos, bem como foram apresentados diversos projetos de P&D de empresas do setor elétrico, especialmente no Brasil. No evento, foram apresentadas experiências internacionais e de ações nacionais, no âmbito do programa de P&D regulado pela ANEEL. Na ocasião, foi apresentada ainda a Minuta de Chamada de P&D Estratégico para recebimento de contribuições e aperfeiçoamento. O vídeo e a programação do workshop podem ser encontrados no site da ANEEL.

Fonte: Aneel

 


  • IBICT
  • MCTI
  • Ciencia sem Fronteiras
  • Foreign & Commonwealth Office
  • Universities UK
  • International Unit
  • British Council
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 05 Lote 06 Bloco H Cep: 70070-912
Plano Piloto - DF, Brasil